segunda-feira, 7 de maio de 2012

Onde Está o Meu Coração?

     Num mundo marcado pela falta de tempo, todos nós precisamos parar um pouco, refletir e nos perguntar “ONDE ESTÁ MEU CORAÇÃO?”. Com essas palavras, o Diácono Leonel Gomes sj iniciou a manhã de Espiritualidade no dia 29 de abril, no CIES-Salvador. Para alguns dos presentes, a grande surpresa foi a preparação corporal realizada por Núbia, convidada de Léo (como ele gosta de ser chamado). Através de exercícios corporais, ela conduziu o grupo a se preparar para entrar em sintonia com o próprio coração, com os outros participantes, a fim de louvar e agradecer a Deus.

    Leo chamou a atenção do grupo para que aquele, não fosse, apenas, mais um “encontro”, mas um momento em que a oração ajudasse a preparar o coração para o encontro com o Senhor, ajudasse a entrar em harmonia interior, rezar, agradecer, contemplar o bom e o belo, deixar a LUZ entrar e, assim, fazer a experiência do Encontro: “onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lc 12,34).
    Santo Inácio diz: “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente”, “SABOREAR INTERNAMENTE... esta é a finalidade dos textos bíblicos dados para refletir durante o tempo de oração pessoal e, assim, perceber “O que o Senhor quer falar ao meu coração (Os 2,16); Como um coração pode deixar de ser “um coração de pedra” (Ez 36,26); Não permitir que meu coração se perturbe, (Jo14,1), pois a Alegria no coração, nesta busca de uma relação, ainda maior, com Deus é sentida quando nos aproximamos de Jesus, a Luz do Amor, que nos transforma para AMAR-LOUVAR-SERVIR.
    Após a oração pessoal, houve um tempo de partilha e, naquele instante, predominou a emoção, a gratidão e a confiança no Bom Pastor, Deus, que conhece cada um de nós.
    O final da manhã foi marcado pela Celebração Eucarística, presidida por Padre Eliomar Ribeiro sj, que, durante a homilia, nos exortou a “ser praticante da Palavra (Tg 1,22), conhecer a VOZ de Deus, e não nos deixar levar por outras vozes, mas acolher com fé e com ânimo a Palavra, a Boa Nova de Jesus, que acolhe, anima, protege, mas também, corrige, ensina e abre nossa inteligência para que possamos SERVIR e, também, na vida, dizer todos os dias ‘O SENHOR É MEU PASTOR’”.
(Cesarina Marques)



Nenhum comentário:

Postar um comentário